Desde 2012, o Templo Budista de Brasília nos convida para o desafio de desenvolver o conceito de comunicação da Quermesse. O trabalho sempre parte de um tema proposto pela equipe do Templo, que precisa portar valores budistas e comunitários, e que deve ser tangibilizado de maneira apelativa nos materiais de promoção da festa. O tema da 45ª edição da festa foi “Comunidade Presente”.
Desta forma, o conceito de comunicação deveria representar o papel da sociedade na renovação e longevidade do Budismo, criando um universo imagético de colaboração, convívio, fertilidade e paz.
Partindo de diálogos com a equipe do Templo, estruturamos uma “cena” global que tivesse raízes no ideário budista e, ao mesmo tempo, criasse uma atmosfera em que a comunidade nutre e “se nutre” do budismo. Após uma pesquisa de estéticas budistas, decidimos por uma abordagem visual que contivesse caracteres japoneses e trouxesse modernidade, acolhimento e otimismo.
O resultado foi uma cena em que a árvore do Budismo cresce das mãos do Buda e é cuidada pela comunidade, oferecendo sombra e proteção. O conceito foi escoado em diversos produtos de comunicação, nos vídeos de divulgação da festa e em souvenirs vendidos na loja do Templo.
A quermesse de 2018 foi amplamente visitada e elogiada, tanto presencialmente quanto em seus canais de redes sociais. Mais de 24 mil pessoas visitaram o evento na edição deste ano. A loja do templo, planejada e revitalizada em conceito e divulgação (com vídeos promocionais e material explicativo), conseguiu dobrar as vendas em relação ao ano de 2017.