Alemanha nos Jogos – Website

Desafio

O objetivo do projeto era desenvolver uma plataforma digital que simbolizasse a Alemanha nos jogos Olímpicos e trouxesse para os brasileiros um pouco mais da cultura e da diversidade alemã. A partir dessa ideia, desenvolvemos uma identidade visual apelativa, baseada na energia e no vigor dos esportistas, na competição saudável e na amizade entre os povos brasileiro e alemão.

A marca precisava de uma identidade visual que conversasse com o projeto OlliAlle, que caracterizasse a emoção das Olimpíadas, o espírito alemão, a energia e a importância do esporte, e o encontro das nações. Optamos então por símbolos presentes no imaginário acerca das Olimpíadas – a Tocha Olímpica – e do Rio de Janeiro – o calçadão de pedras portuguesas – a fim unir esses dois conceitos e posicionar a presença alemã de maneira forte e amigável.

Solução

Dessa forma, as pedras do calçadão se tornaram um elemento unificador do conceito. Elas evidenciam tanto as pessoas que formam a nação germânica, operando juntas para dar vida à alma do esporte alemão, representada pelo fogo olímpico, quanto expressando a importância da diversidade na composição alemã e da convivência harmônica, simbolizada pelas pedras em sua variedade de cores e formas, dando suporte ao nome da marca.

Para ilustrar as outras áreas do portal, desenvolvemos ilustrações acerca dos valores alemães. Os atletas que participarão da competição foram caracterizados para demonstrar a diversidade de pessoas e categorias de esporte. O Brasil foi retratado por personagens brasileiros, que recebem a Alemanha com simpatia em um cenário tipicamente carioca.

Na plataforma, é possível saber mais da história dos atletas e as medalhas que eles estão concorrendo, acessar um mapa interativo, que reúne pontos turísticos e locais importantes para o esporte alemão, além de notícias, galerias e outras informações.

Resultados

O portal Alemanha nos jogos teve cerca de 19 mil acessos no período da Olimpíadas. Os visitantes acessavam em busca das histórias de atletas e novidades sobre a equipe Alemã. No facebook da embaixada o engajamento por post ultrapassava as centenas de usuários, elogiando a equipe e a cultura alemã.

O que fizemos

Equipe

Gestão
Manoella de Paula
Dir. Desenvolvimento
Halian Vilela
Desenvolvimento
Walter Cruz
Direção de Arte
Jorge Verlindo
Ilustração
Raphael de Medeiros

"A embaixada da Alemanha em Brasília, juntamente com a embaixada da Suiça e da Áustria, em abril de 2016, organizou a Semana da Língua Alemã com mais de 280 atividades distribuídas em 12 estados e 25 cidades do Brasil.
Ficamos muito satisfeitos com o trabalho da Verlindo Comunicação, que se demonstrou eficiente, confiável e profissional, planejando e resolvendo as etapas do projeto.

Recomendamos o trabalho da Verlindo Comunicação.

Eike Bullesbach
Conselheiro de imprensa e cultura