O portal do Instituto de Câncer de Brasília [ICB] fazia parte de um conjunto de desafios trazidos pelo cliente. A marca já dispunha de uma operação impecável, reputação exemplar entre pacientes e parceiros. Porém, precisava desenvolver um posicionamento que estivesse à altura da sua oferta de valor e que fosse capaz de integrar toda a sua comunicação de maneira clara, apelativa e relevante. O portal seria dentro desse sistema um ponto de convergência: a principal instância de visita antes do público chegar à uma unidade do ICB.
Para isso era importante desenvolver uma plataforma completa, respeitando todos os públicos e dimensões do negócio do Instituto, que fosse tanto integrada a estratégias de conteúdo da instituição quanto eficiente para ações de mecanismos de busca do marketing. O portal deveria, ainda, funcionar perfeitamente em todos os tipos de dispositivos e auxiliar o visitante a buscar e encontrar o que procura de maneira rápida e amigável.
Pela complexidade do desafio, as soluções foram desenvolvidas em blocos. Primeiro entrevistamos médicos, pacientes e executivos do segmento para entender suas necessidades, objetivos e prioridades frente às dimensões da saúde oncológica. Partindo daí desenvolvemos toda a estratégia de navegação do site, pensando que cada público teria fluxos próprios enquanto navegava.
Para transmitir a humanização e senso de propósito de cuidado, que são valores fundamentais da marca, criamos todos os ícones, ilustrações e fotos utilizadas no portal. Além disso, áreas como agendamento, contato, exames e convênios foram desenhadas com base em testes de usabilidade e refinadas ao longo de toda a execução do produto.
Por fim, a redação de todo o conteúdo foi desenvolvida em conjunto com a equipe médica da clínica, atentando para o equilíbrio entre o conhecimento referencial e a proximidade e acessibilidade dos temas aos visitantes.