Campanha Vidas que Seguem

Desafio

Depois do trabalho de reposicionamento da marca, desenvolvimento de site e estratégias de marketing de conteúdo e marketing digital, a Clínica Oncotek ainda tinha outra necessidade: Era preciso criar um elo verdadeiro de comunicação com a audiência, gerar mais visitas para o site, para o blog e criar um contexto onde os temas relacionados ao câncer fossem abordados com mais naturalidade e o espectro de comunicação fosse expandido para além do câncer, ressaltando assuntos humanos e relevantes a toda sociedade. Mas, acima de tudo, era necessário transmitir ao público a visão do tratamento oferecido pela equipe, e não o foco da cura, mas sim a qualidade de vida durante o processo.

Solução

Analisando o próprio posicionamento que desenvolvemos para a Oncotek, entendemos que o grande legado da clínica são os seus pacientes. Então surgiu a ideia da série de vídeos “Vidas que Seguem”, onde seria possível abrir espaço para que as pessoas que foram tratadas pela clínica contassem suas histórias. O objetivo aqui não foi um projeto institucional em si, mas sim de fazer uma curadoria dos personagens, criar uma narrativa onde o foco fosse a história de vida e superação deles e, assim, ilustrar a relação com a marca. Além disso, convidamos artistas do cenário brasiliense para traduzirem essas histórias em obras. Dessa forma, conseguimos trazer ainda mais significado para as histórias e aproximá-las de um público que tem pouca ou nenhuma familiaridade com o tema.

Resultados

O resultado dessa série de vídeos foi um amplo engajamento nas redes sociais. Foram registrados, entre Facebook e Instagram, mais de 90 mil visualizações, cerca de 1500 curtidas e vários comentários de apoio aos pacientes, empatia pelas histórias e elogios à série. Em termos de valor, a ação gerou um retorno de três vezes maior que o investimento.

O que fizemos

Equipe

Criação
Jorge Verlindo
Design
Ana Terra
Redação
Deborah Rosa
Vídeo
Pedro Bedê
Ilustração Marília
Luda Lima
Ilustração Dério
Mão
Ilustração Marly Leite
Brix

A clínica tinha o desafio de falar de câncer, doença que carregava um estigma de morte, para um público que não lidava bem com esta realidade. Com o "Vidas que Seguem", conseguimos eliminar essa visão e transmitimos as pessoas a mensagem de vidas que seguem após o diagnóstico, com inúmeros testemunhos de pacientes e familiares.

Henrique Johnson Buarque
Diretor Executivo Oncotek