Portal Institucional do Goethe

Desafio

Goethe-Zentrum Brasília é uma marca de ensino do alemão conveniada ao Goethe-Institut, instituto cultural sem fins lucrativos, atuante mundialmente no ensino e difusão da língua e cultura alemã. Em 2015, fomos procurados para realizar a desafiadora tarefa de redesenhar seu portal institucional. Ele devia ser responsivo, ter um design apelativo, conteúdos organizados e capazes de transmitir de maneira harmônica e engajadora a experiência de contato com a língua alemã em suas diversas dimensões. Além disso, era necessário auditar todo o conteúdo anterior, replanejá-lo e migrá-lo para o novo site, já dentro de um discurso mais interativo e relevante ao público da marca.

Solução

Pelo tamanho do projeto, fizemos um esforço coordenado em três frentes. Fizemos um exaustivo inventário do conteúdo do portal anterior, redesenhando sua estrutura de conteúdo baseado em dados de visitas e objetivos de negócio da marca. Depois disso refizemos a arquitetura de informação do site, planejando sua navegação de maneira organizada, simples e com uma robusta capacidade de catalogação de conteúdo, para que a visita ao site fosse entusiasmante e esclarecedora. Por fim, desenvolvemos uma interface vibrante, baseada no branding da matriz mas com um “toque” brasileiro, explorando um cenário onde o Brasil “encontra” a Alemanha, e seus personagens podem fazer intercâmbios de experiências celebrando a amizade entre os países.

Resultados

O portal do Goethe-Zentrum acolhe hoje mais que o dobro de visitas do que sua versão anterior. Além disso, visitantes advindos de dispositivos móveis [hoje 45% to total de visitas] podem navegar de maneira confortável e objetiva pela plataforma. O site funciona como centro de difusão de cultura da escola, ferramenta para campanhas de marketing digital, espaço para discussão sobre temas da língua e cultura alemã, e ponto de convergência de seu marketing digital.

O que fizemos

Equipe

Arquitetura de Informação
Jorge Verlindo
Desenvolvimento
Halian Vilela
Design de Interface
Jorge Verlindo
Gestão do Projeto
Jorge Verlindo
Ilustração
Raphael de Medeiros

A Verlindo foi além das solicitações estipuladas no contrato, dando sugestões de ações de marketing, dicas de livros sobre a importância do conteúdo e pareceres da receptividade do público em geral e dos alunos.

Sabine Plattner
Gerente Executiva