Horizontes da Educação foi uma iniciativa de 10 entidades da educação, dentre elas a ANUP (Associação Nacional de Universidades Particulares) e a CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras). Materializada sob forma de webinar internacional e realizada em conjunto com diversas associações educacionais, o intuito do evento era informar, discutir e trazer novas perspectivas da volta do ensino presencial diante do isolamento em decorrência da pandemia de COVID-19.
Nosso desafio, portanto, era o de desenvolver uma identidade de marca que representasse esse cenário de discussão e perspectivas, bem como um sistema gráfico coeso, voltado para o futuro, que fosse atrativo a um público de reitores, diretores, professores e corpo jurídico. Além disso, era necessária a criação de um hotsite intuitivo, de fácil leitura e entendimento, que orientasse para inscrição e introdução do evento, bem como peças e anúncios para redes sociais.
O projeto foi pensado a partir de uma pesquisa de tendências estéticas, levando em conta a celebração da educação e dos esforços dos educadores para criar um novo ambiente de ensino daqui para frente. Assim, desenvolvemos um sistema visual baseado na colaboração das entidades, com uma marca refletindo a dedicação da comunidade. Com as cores lúdicas e formas geométricas, remetemos diretamente ao ensino e ao ambiente escolar, além de trazer um ar otimista. Cada dimensão do projeto ganhou uma cor principal, que ajuda na identificação imediata do evento, e que foi usada no website e nas redes sociais para compor o projeto. Do início ao fim, mantivemos o foco em entregar um produto de qualidade, que incentivasse as inscrições e interesse do público no futuro da educação no Brasil.
A expectativa total para o Horizontes da Educação era de 2 mil inscritos. Porém, os resultados foram além: em menos de três dias, os vídeos produzidos para o evento já contabilizavam 7 mil visualizações e, ao final, houve mais de 3 mil inscrições de todo o Brasil. E as pessoas não apenas participaram do evento como elogiaram a iniciativa.