Identidade de Marca

Desafio

Com um histórico de restaurantes de sucesso, a Chef Mara Alcamim e a equipe por trás do Restaurante Universal decidiram expandir sua operação com um conceito novo: Jantinha Mara, um restaurante de DNA brasileiro, com cozinha de raiz interiorana e comida de verdade, e um tom de voz bem-humorado e familiar.

Aqui o desafio era criar uma identidade que posiciona o Jantinha Mara como a melhor opção para comida caseira, estabelecendo uma conexão familiar e nostálgica com a cozinha de casa. A marca também deveria ser pensada para um restaurante que opera com retirada e delivery, e que possibilitasse a criação de filiais no futuro. 

Solução

O projeto foi pensado a partir da escrita vernacular, muito comum em parachoques de carro e placas feitas à mão no interior do Brasil. O objetivo era contextualizar a marca em um universo completamente brasileiro a partir da tipografia. As letras criaram uma atmosfera que permitiu a criação de ícones circenses, o porco e o frango, carros chefes da casa, que trazem o humor para a marca. Como padronagem, trabalhamos em cima de um padrão de prato vintage, comum nas casas brasileiras nos anos 70, buscando firmar ainda mais a nostalgia.

O resultado foi uma marca única, que se destaca entre os restaurantes caseiros pela identidade bem posicionada e contextualizada, que dá vontade de experimentar a comida caseira da Chef. Para este projeto, a identidade foi utilizada tanto no âmbito digital (landing page, mídias sociais, vídeos) como na papelaria, embalagens e fachada do espaço.

O que fizemos

Equipe

Diretor de Criação
Jorge Verlindo
Diretor de Arte
Raphael de Medeiros
Conteudista
Deborah Rosa
Designer
Ana Terra
Videomaker
Pedro Bedê
Gerente de Projetos
Bruno Maya