Oncotek: Sistema de Comunicação

Desafio

Inicialmente a Oncotek nos apresentou o desafio de reposicionar a sua marca em um mercado complexo e uma temática delicada. Havia uma necessidade de se comunicar com seu público, porém não havia o entendimento exato de como e com quais públicos a clínica deveria se comunicar e quais os atributos e crenças da clínica eram relevantes e transformadores para a sociedade, o que levava a uma ausência de tom de voz para a marca. Além disso, era preciso  estabelecer estratégias de comunicação eficientes e integradas, que posicionassem a marca como referência local e começassem um diálogo com a comunidade brasiliense.

Solução

Iniciamos o projeto com pesquisas exploratórias junto a equipe e pacientes, a fim de compreender melhor o DNA da marca, as dinâmicas do mercado, e como a experiência com a Oncotek  fazia diferença na vida de seu público e parceiros. Depois desenvolvemos um portal (o núcleo da estratégia de comunicação) personalizado, para oferecer os diferenciais e pilares de negócio, orientado para os seus grupos de interesse (pacientes e planos de saúde) e de fácil navegação. Também foi criado para este canal fluxos de navegação que levam o usuário a encontrar exatamente o que procura, ser instruído pelo portal e aprofundar a busca de informações de maneira ágil. Já as landing pages foram orientadas diretamente aos pacientes para gerar agendamentos de forma efetiva.

Toda a estratégia de comunicação foi feita de forma coordenada, aliando interesse do público e oferta de serviço, buscando também ampliar o espectro de comunicação para além do tema Oncologia, trazendo assuntos correlatos que fossem relevantes e construíssem um “corpo” de conteúdo atrativo às audiências.

Resultados

Em apenas seis meses, a nossa estratégia de comunicação atraiu mais de 10 mil visitantes para o site, posicionando digitalmente a Oncotek entre as duas principais marcas de referência do segmento em termos de visitação e a de maior relevância do Distrito Federal, quando o assunto é oferta de oncologia. O portal também cumpriu seu papel de ponto de contato entre clínica e paciente (o que representou um retorno duas vezes maior que o investimento), acolhendo não só aqueles que precisam de tratamento de câncer, mas também das outras especialidades que oferecem.

O que fizemos

Equipe

Direção de arte
Jorge Verlindo
Design
Ana Terra
Redação
Deborah Rosa
Vídeo
Pedro Bedê
Desenvolvimento
Halian Vilela
Desenvolvimento
Walter Cruz
Gerenciamento
Bruno Maya

A Verlindo, além de apresentar a melhor proposta, demonstrou uma organização lógica e estruturada de comunicação digital que nos cativou desde o primeiro momento. Os resultados foram fantásticos, colocando a Oncotek novamente à frente do mercado através de uma estratégia inovadora e que “falava” diretamente com nosso público-alvo eliminando o “estigma de morte”, quando o assunto é câncer.

Henrique Johnson Buarque
Diretor Executivo Oncotek