PBQP-H | Estratégia de Comunicação

Desafio

A Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – Deutsch Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) – solicitou à Verlindo uma estratégia de comunicação para o PBQP-H, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, para ser oferecida à Secretaria Nacional de Habitação/Ministério do Desenvolvimento Regional. Esta estratégia deveria ser capaz de potencializar o impacto do programa, frente a seus diferentes públicos, como agentes do setor, instituições e consumidor, sempre agregando valor ao PBQP-H e tangibilizando sua atuação.

O programa tem como objetivo gerar qualidade no setor de habitação e construção civil, que tem um imenso e heterogêneo mercado, com diversos atores como construtores, projetistas, fornecedores, fabricantes de materiais e muito mais. De maneira simples, o PBQP-H busca oferecer moradia digna aos brasileiros, já que habitações produzidas sem qualidade consomem muita energia, dinheiro e oferecem pouco bem-estar aos moradores. 

O desafio foi comunicar uma iniciativa de mais de 20 anos de história e que envolve tantos setores, desenvolvendo uma estratégia multicanal, ancorada nos valores do programa, que integrasse as ações e atingisse cada público de maneira eficaz.

Solução

Antes de iniciar o desenvolvimento da estratégia, entrevistamos agentes de todos os setores envolvidos para entender com profundidade as problemáticas inerentes ao programa. Além disso, fizemos um trabalho de benchmarking para enxergar como esses setores se comunicam no Brasil e no mundo.

Então, seguimos para a construção da estratégia multicanal capaz de gerar convergência para todos os públicos, tendo o portal institucional como o seu principal ponto de contato, onde as pessoas podem consumir informação qualificada. Criamos também uma série de outros pontos de contato que cumpriram três missões:

  • Engajar agentes setoriais a participarem do programa;
  • Apresentar e gerar letramento sobre o programa
  • Educar o consumidor a usar produtos em conformidade com o programa.

Desenvolvemos também o branding do programa, dando origem a uma marca humana, moderna, modular e, principalmente, capaz de portar o discurso do programa em diferentes mídias, com cores que falam de um Brasil moderno e sustentável, sem fazer sugestões político-partidárias.

O que fizemos

Equipe

Direção de Criação
Jorge Verlindo
Designer Gráfico
Eduarda Trivelli
Designer Gráfico
Ana Terra
Redação
Deborah Rosa
Estratégia de Comunicação
Jorge Verlindi