Portal Institucional – ANEC

Desafio

Fomos convidados pela ANEC a resolver um desafio grande: redesenhar seu portal institucional. Uma plataforma de alta complexidade que havia sido criada anteriormente sem uma total compreensão dos objetivos de negócio da ANEC, resultando num portal de difícil navegação e convoluto.

A ANEC é uma entidade que se divide em unidades de negócio, também chamadas câmaras. Cada uma delas cumpre um papel institucional dentro da marca, seja prestar serviços à instituições de ensino católico, representá-las, seja produzir conteúdos e eventos de qualidade, aproximando associadas de patrocinadores.

Estas câmaras deveriam conter suas próprias notícias, projetos e eventos dentro do site, criando um espaço personalizado para cada tipo de público que o acessa. Até então todo o conteúdo era oferecido indistintamente a todos os públicos da ANEC, gerando desencontros de navegação e estatísticas de acesso ruins.

Ao analisar o desafio, ficou claro que a abordagem de desenvolvimento do portal deveria particionar o problema em etapas. Primeiro focamos em entender a estrutura de cada conteúdo e qual o seu papel na instituição e nas câmaras. Então agrupamos conteúdos e experiências de natureza similar para entender seu objetivo, a quem se destina e como traduzi-lo visualmente. Para isso trabalhamos com um benchmarking e uma pesquisa estética que mapeia possibilidades de abordagens.

Depois, definimos quais são as hierarquias de informação dentro do portal. Ou seja, como o usuário entende rapidamente a melhor forma de consumir as informações segmentadas que são do interesse dele. 

Solução

Partindo deste Benchmarking de instituições globais com portais de grande complexidade, criamos um grande catálogo de abordagens de navegação para o site, entendendo assim quais são as boas práticas e quais portais as praticam no mundo hoje. 

Utilizando as informações coletadas e organizadas, fizemos testes de usabilidade, para entender como o usuário da ANEC experimenta e utiliza o site, a fim de torná-lo o mais adaptado possível às suas necessidades. Nosso objetivo dentro destes testes era também criar um site amigável que possibilitasse o usuário novato a se tornar intermediário com rapidez no uso do site.

Por fim desenvolvemos todo o vocabulário gráfico das áreas, incluindo iconografia e ilustrações, visando torná-lo mais próximo e humano. A idéia era deixar evidente que, apesar de ser uma grande instituição nacional, a ANEC zela de forma igual por todas as suas associadas e, portanto, seu site é cuidadosamente trabalhado para que todas as áreas sejam visualmente bem cuidadas, e possibilitem um vínculo emocional e uma compreensão do universo da marca por parte de todos os seus diferentes públicos.  

O que fizemos

Equipe

Diretor de Criação
Jorge Verlindo
Dir. de Desenvolvimento
Halian Vilela
Design de Interface
Ana Terra
UX Designer
Daniela Malva
Desenvolvimento
Walter Cruz

A experiência do trabalho com a empresa Verlindo foi e está sendo bem significativa. Iniciamos com um novo site para nossa associação e como gostamos muito do gerenciamento de todo este projeto, que diga de passagem ficou muito bem feito, avançamos para outros projetos com eles: plano de comunicação, posicionamento de marca e desenvolvimento de toda parte de designe da instituição. Destaco a capacidade de entendimento e resolução das problemáticas em comunicação que apresentamos a eles, a qualidade dos materiais produzidos e o atendimento prestado.

James Pinheiro dos Santos
Secretário Executivo do Escritório Nacional