Portal Instituto de Câncer de Brasília

Desafio

O portal do Instituto de Câncer de Brasília [ICB] fazia parte de um conjunto de desafios trazidos pelo cliente no início do ano. A marca já dispunha de uma operação impecável, reputação exemplar entre pacientes e parceiros, e precisava se desenvolver um posicionamento que estivesse à altura de sua oferta de valor e integrar toda sua comunicação de maneira clara, apelativa e relevante. O portal serve dentro desse sistema como ponto de convergência: a principal instância de visita antes do público chegar à uma unidade do ICB.

Para isso era importante desenvolver uma plataforma completa, respeitando todos os públicos e dimensões do negócio do Instituto, que fosse tanto integrada a estratégias de conteúdo da instituição quanto eficiente para ações de marketing de mecanismos de busca. O portal deveria ainda funcionar perfeitamento em todos os tipos de dispositivos e auxiliar o visitante a buscar e encontrar o que procura de maneira rápida e amigável.

Solução

Pela complexidade do desafio, as soluções foram desenvolvidas em bloco. Primeiro entrevistamos médicos, pacientes, executivos do segmento para entender suas necessidades, objetivos e prioridades frente às dimensões da saúde oncológica. Partindo daí desenvolvemos toda a estratégia de navegação do site, pensando que cada público teria fluxos próprios enquanto navegava.

Todos os ícones, ilustrações e fotos são originais, para transmitir a humanização, senso de propósito de cuidado que são valores fundamentais da marca. Áreas como agendamento, contato, exames, convênios foram todas desenhadas com base em testes de usabilidade e refinadas ao longo de toda a execução do produto.

Por fim, a redação de todo o conteúdo foi desenvolvida em conjunto com a equipe médica da clínica, atentando para o equilíbrio entre o conhecimento referencial e a proximidade e acessibilidade dos temas aos visitantes.

O que fizemos

Equipe

UX design
Daniel Malva
Design de Interface
Ana Terra
Conteúdo
Deborah Rosa
Direção de Criação
Jorge Verlindo
Desenvolvimento
Walter Cruz
Dir. Desenvolvimento
Halian Vilela
Analista de Negócios
Bruno Maya