Reposicionamento de Marca Restaurante Universal

Desafio

Em 2016, o Universal já era um restaurante de quase 20 anos que, apesar da notoriedade e relevância na cidade, ainda não tinha organizado seu portfólio e posicionamento.

Quando nos procuraram, a ideia era a de integrar sua comunicação. Gostariam de unificar seu discurso, saber seus diferenciais, como comunicar isso de maneira estruturada ao seu público e uma nova identidade visual. Em outras palavras, precisavam consolidar seu posicionamento de marca.

O que analisamos foi a necessidade de identificação de um contexto, para que tudo que fosse inserido na nova identidade visual e em qualquer trabalho de comunicação estivesse ancorado em valores próprios do restaurante e conseguisse transmiti-los a seus clientes de forma natural.

Solução

Antes de tudo, iniciamos um processo de imersão, onde entrevistamos equipe e clientes. Aqui, coletamos os principais atributos do Universal identificado por esses públicos e de quais valores e crenças eles se originavam. Nesse processo também percebemos a importância dos elementos da própria casa, de curadoria da chef Mara. Queríamos algo profundamente integrado e natural, e todos esses detalhes diferentes, aparentemente sem ligação, juntos, eram a “cara” do Universal.

A partir disso, ilustramos vários itens de decoração do restaurante e os colocamos em “órbita”, criando um ambiente “interestelar”, como se uma constelação de valores girasse em torno da marca e dos conceitos e experiências oferecidos por ela. Unido a isso, pensamos ainda num grafismo que tivesse uma linguagem festiva, de celebração, acolhedora e que ressoasse sabores.

O que fizemos

Equipe

Direção de arte
Jorge Verlindo
Ilustração
Raphael de Medeiros
Design gráfico
Fabrizia Posada
Assistente de design
Rodolfo Patini
Giz [parceria]
Natália Carneiro