Reposicionamento de Marca Restaurante Universal

Desafio

Em 2016, o Universal já era um restaurante de quase 20 anos que, apesar da notoriedade e relevância na cidade, ainda não tinha organizado seu portfólio e posicionamento.

Quando nos procuraram, a ideia era a de integrar sua comunicação. Gostariam de unificar seu discurso, saber seus diferenciais, como comunicar isso de maneira estruturada ao seu público e uma nova identidade visual. Em outras palavras, precisavam consolidar seu posicionamento de marca.

O que analisamos foi a necessidade de identificação de um contexto, para que tudo que fosse inserido na nova identidade visual e em qualquer trabalho de comunicação estivesse ancorado em valores próprios do restaurante e conseguisse transmiti-los a seus clientes de forma natural.

Solução

Antes de tudo, iniciamos um processo de imersão, onde entrevistamos equipe e clientes. Aqui, coletamos os principais atributos do Universal identificado por esses públicos e de quais valores e crenças eles se originavam. Nesse processo também percebemos a importância dos elementos da própria casa, de curadoria da chef Mara. Queríamos algo profundamente integrado e natural, e todos esses detalhes diferentes, aparentemente sem ligação, juntos, eram a “cara” do Universal.

A partir disso, ilustramos vários itens de decoração do restaurante e os colocamos em “órbita”, criando um ambiente “interestelar”, como se uma constelação de valores girasse em torno da marca e dos conceitos e experiências oferecidos por ela. Unido a isso, pensamos ainda num grafismo que tivesse uma linguagem festiva, de celebração, acolhedora e que ressoasse sabores.

O que fizemos

Equipe

Direção de arte
Jorge Verlindo
Ilustração
Raphael de Medeiros
Design gráfico
Fabrizia Posada
Assistente de design
Rodolfo Patini
Giz [parceria]
Natália Carneiro
Video
Pedro Bedê Scheufler

Como explicar os Verlindos? Segundo Harari, nós Sapiens nos tornamos especialistas em inventar e acreditar em histórias. Então acredito que o maior contador de histórias que conheço se chama VERLINDO. Ele nos faz acreditar em marcas criadas com alma de seres humanos. Gratidão a esta empresa única, com seu Jorge, um ser ímpar. Grata por fazer meus sonhos, que antes eram somente um croqui na minha mente, se tornarem realidade plena.

Mara Alcamim
Chef Executiva do Universal