A parte que falta no seu branding é uma parte que fala alto. Entenda o Universo Verbal de A a Z.

A parte que falta no seu branding é uma parte que fala alto. Entenda o Universo Verbal de A a Z.

A parte que falta no seu branding é uma parte que fala alto. Entenda o Universo Verbal de A a Z.

Jorge Verlindo
24.02.2022

 

Duas características são essenciais para tornar uma marca forte, além do valor que ela traz aos seus clientes: se diferenciar das demais e se conectar com o seu público. Esta é uma construção a longo prazo que se dá através do Branding. 

A gestão da marca resulta na personalidade de cada negócio, demonstrando quem ele é e para o que veio. Essa “cara” da marca é composta de vários elementos. Geralmente uma parte é muito clara: o Universo Visual. Todos sabemos da sua importância, afinal, é a parte que conseguimos ver.  Porém, muitas vezes esquecemos que a imagem é traduzida em palavras e elas falam sobre as marcas. 

Hoje vamos conversar sobre o Universo Verbal e por que ele é tão importante para o seu negócio.

 

Na era da humanização, palavras conectam 

É cada vez mais comum ouvir a palavra humanização ligada a negócios e marcas. Não é de se surpreender, afinal, em um mundo tão competitivo e com produtos e serviços similares, o grande diferencial se dá através da conexão

Esse novo contexto é tão real que segundo pesquisa da plataforma IInterativa, 57% dos consumidores são mais fiéis a marcas humanizadas e, ainda, 46% deles recomendam essas marcas a outras pessoas. 

Humanizar uma marca é possível de diversas maneiras: sua identidade visual gera aproximação, sons despertam sensações e cheiros remetem a memória. Mas o fator mais direto geralmente é deixado de lado: as palavras.

Se conectar é se identificar, por isso o posicionamento é fundamental. Não há conexão sem entender quais são os valores que a empresa acredita, as crenças que carrega e os comportamentos ligados à marca. No que acreditamos para além do que vendemos? Essa é a pergunta que guiará o seu universo verbal e o seu objetivo é que todos – dentro e fora da empresa – saibam a resposta. 

 

A outra metade do Branding 

Quando falamos em Branding todo mundo logo pensa naquele logotipo que vai ser a cara do negócio, nas cores que refletem a sua personalidade, no design que estará no dia a dia. Mas a outra metade desse trabalho é o complemento fundamental para garantir o espaço da sua marca. 

Não tem para onde fugir, para demonstrar a personalidade da sua marca, é preciso falar. E há vários jeitos e diversos elementos que compõem esse Universo Verbal, como veremos a seguir, mas é a partir deles que criamos um diálogo com o público e deixamos claro o posicionamento da marca. Com eles, trazemos transparência aos valores e fortalecemos a sua cultura. Veja a seguir como demonstrar quem é a sua marca por meio das palavras. 

 

Elementos do Universo Verbal

As marcas se comunicam como humanos. Veja bem, você é a mesma pessoa sempre, com a sua essência e personalidade. Entretanto, age de formas diferentes a depender do lugar e com quem está, mas sempre há elementos em comum, elementos seus. É essa coerência sobre quem somos e como agimos que forma a nossa personalidade. E das marcas também. Veja os elementos que compõem o Universo Verbal do Branding. 

Naming

Como diz o nome é a fase de determinação de como o seu negócio irá se chamar e ser lembrado pelo público. 

Manifesto

Seja escrito no site ou falado em um vídeo, o manifesto da sua empresa demonstra a essência da marca. Qual recorte da história querem contar? Qual o seu posicionamento? Quem é a sua marca? A partir dele é possível saber o que vendem e em que acreditam. Confira o exemplo a seguir: 

A conexão certa com os negócios

Conectar o seu negócio a mercados estrangeiros, essa é a missão da Merx Mundi. 

Com experiência em financiamento e pesquisa de mercado, estamos há mais de quinze anos guiando empresas no caminho da internacionalização, expandindo suas atividades e seus horizontes. 

Por isso, seja qual for a direção, a Merx Mundi é a ponte certa entre a sua empresa e o mundo. 

Mensagem

A sua mensagem são os assuntos que agregam valor ao que você vende e acredita. É aqui que definimos quais bandeiras a marca levanta e quais temas pertencem ao seu universo, gerando assim conteúdo para as redes sociais.

Tagline

É uma frase curta que representa a entrega de valores do negócio, sua visão de mundo e seus objetivos. Pode ser voltada aos produtos/serviços ou ao propósito do negócio. Trata-se da expressão, ou palavra, que acompanha a logomarca e, portanto, é duradoura. Voltando ao exemplo da empresa Merx Mundi, sua tagline é: Sua ponte com o mundo. 

Slogan

Assim como a tagline é uma frase curta, mas que geralmente é mais passageira. É uma frase que resume uma campanha ou um período da empresa. Por exemplo, na última campanha de matrículas do BRASAS criamos o slogan: Inglês para a vida real, frase que direciona os assuntos e imagens da campanha. 

Tom de voz

Tão importante quanto o que você fala é como diz. Portanto, a definição do tom de voz é fundamental para manter a coerência entre todos os espaços e mensagens. Ao entender o seu público é a partir do tom de voz que conversamos de igual para igual

Para definir as características da marca também é necessário entender o que a marca não é. Por isso, definimos esses tons e exemplificamos cada um deles. Veja como ficou o tom de voz visionário: 

 

Com 4 novos hábitos, transformamos o mundo, empresa por empresa, por isso nosso tom é

Visionário

Tornamos a mudança não só possível, como tangível, começando pelo simples ato de separar. E a cada etapa do processo, revelamos o impacto positivo que a 4H tem. 

Dessa forma, não somos meros sonhadores. Entendemos que o desejo é o primeiro passo, mas sabemos dar todos os outros até tornarmos a mudança real.

Na prática o discurso funciona assim:

É menos: Mudar o mundo é simples e rápido.

É mais: Mudando apenas 4 hábitos, ajudamos a sua empresa a levar transformação ao mundo. 

 

Território de palavras

A depender do que oferecem e do que acreditam, com certeza há palavras que conversam com estes propósitos. Aqui buscamos palavras e expressões que se tornarão parte da marca e, portanto, ao serem escutadas irão remeter ao seu negócio. 

Ainda usando como exemplo a empresa 4H, que acredita na mudança do mundo por meio da gestão de resíduos, algumas palavras que pertencem ao seu universo são: 

  • Cíclico
  • Ritmo
  • Difusão
  • Ressignificar 
  • Transform(AÇÃO)
  • Vamos agir juntos?

Na Verlindo fazemos assim 

Criamos marcas completas, isto é, encantamos com o design e conectamos com as palavras. Assim, deixamos aqui 3 exemplos de taglines criadas dentro de casa, para conhecer mais sobre o Universo Verbal de cada uma delas, confira o trabalho realizado em cada rede social.

Merx Mundi

 

Fundação Visconde de Cabo Frio 

Vídeo Institucional

 

ICB

 

Vídeo Institucional

 

Deu para perceber que criar o Universo Verbal não é tarefa fácil né?! É preciso conhecer a fundo a missão, serviços, público e história da marca. Um trabalho que fazemos diariamente, então, se o seu negócio precisa de auxílio, vem conversar com a gente. 

 

E se ficou alguma dúvida comenta aqui que respondemos.

Assine nossa Newsletter

Newsletter

Faça sua busca