7 motivos pelos quais seus stories não convertem sua audiência | Verlindo

7 motivos pelos quais seus stories não convertem sua audiência

7 motivos pelos quais seus stories não convertem sua audiência

Image for 7 motivos pelos quais seus stories não convertem sua audiência

Navegue nos assuntos

Sabe aquela sensação de quem ninguém vai aparecer para a sua festa de aniversário? Então você sabe exatamente qual o sentimento ao perceber que ninguém está “arrastando pra cima” no seu Instagram Story.

Seus seguidores até assistem seus vídeos e veem suas fotos, mas, por algum motivo, os views não viram cliques. Onde estão todos eles?

Eles ainda estão no Instagram, mas, quando é pra arrastar pra cima, eles preferem outro perfil que não seja o seu. E isso não significa que eles não gostam da sua marca, produto ou serviço, eles só não estão sendo impactados pelos conteúdo compartilhado nos seus stories.

Mas, felizmente, existem várias formas de resolver este detalhe.

Nós traduzimos um post publicado pelo Hootsuite, um dos maiores gerenciadores de postagens em redes sociais, para explicar por que seus stories não estão sendo eficientes e dar algumas dicas de como fazer seu público arrastar pra cima em vez de passar seu story pro lado.

1) O conteúdo é muito profissional

Diferente dos posts do feed, nos stories é onde a audiência prefere ver um conteúdo mais natural, mais amador mesmo.

A equipe do Hootsuite descobriu, a partir da análise de dados de vários perfis, que um vídeo muito produzido ou editado parece estar fora de lugar e atrapalha a experiência do usuário ao percorrer os stories.

E essa regra vale até mesmo para os stories de publicidade. Se eles parecerem exageradamente um anúncio, eles vão destoar dos outros conteúdos e os usuários vão ignorar.

Portanto, invista em stories mais casuais e experimente os recursos oferecidos pelas plataforma, como adesivos, GIFs e filtros. Isso pode ajudar seu conteúdo a se encaixar nos outros stories que seu público está assistindo.

Perfis que já entenderam o formato e focam na simplicidade.
Bon Appétit Magazine
The New Yorker

2) Talvez seu stories estejam casuais demais

Embora os stories peçam uma certa descontração e “amadorismo”, isso não significa que pode ser desleixado. Na dúvida, foque na sua marca.

Ter uma identidade visual clara para a sua empresa é essencial, pois ajudará os novos fãs a conhecê-lo e os seguidores de longa data a reconhecerem seu conteúdo instantaneamente. O público gastará apenas alguns segundos preciosos para decidir assistir ou não aos seus stories, portanto, é fácil descobrir quem você é.

Mesmo que você queira que seus stories pareçam ter sido postados naquele momento, faça uma avaliação antes de publicar. Eles estão embaçados? Eles são cortados? O seu texto tem erros de digitação? Se sim, refaça.

Outro ponto positivo do Instagram Stories é que não precisa ter uma grande equipe para produzir conteúdo nesse formato. Lógico que é sempre muito útil contar com um designer ou fotógrafo profissional, mas não deixe de postar se não tiver esse apoio. Qualquer pessoa pode aprender a tirar e editar fotos usando apenas um smartphone. Ou você pode até usar modelos prontos que alguns aplicativos oferecem.

3) O seu call to action não está claro

Você revisou seus stories e está confiante de que elas estão alcançando o equilíbrio certo entre o produzido e o casual. Mas seu público ainda não está arrastando pra cima. Talvez seja o seu call to action.

Sem essa chamada clara, é provável que seu público-alvo siga em frente sem perceber que você deseja que ele faça algo.

O Instagram adiciona o texto “Mais informações” ou “Ver Mais” nos stories que incluem links, mas que não fornece muitos detalhes aos espectadores. Deslize para cima para fazer o que? Comprar um produto, ler um post, inscrever-se em um evento…?

Aqui é preciso ser óbvio. Fornecer contexto adicional ajuda a tornar sua mensagem clara nos poucos segundos que você tem com os espectadores.

Você também pode tornar seu call to action maior e mais visível do que o texto “Ver mais”, mantendo a estética do seu story, ou ainda usar GIFs e adesivos do próprio Instagram.

Seu call to action é importante, mas é apenas o meio para um fim. Sua página de destino – ou o que estiver esperando do outro lado – é onde você faz ou interrompe suas conversões.

E um dos maiores motivos pelos quais o público fecha sua página de destino sem tomar nenhuma atitude é porque suas mensagens ou conteúdo são inconsistentes. Verifique se o que você está oferecendo no seu story está alinhado com o que o público vai ver na página para a qual ele será direcionado.

A aparência da sua página também é importante. Ele deve ser semelhante, em tom e aparência, ao que foi visto no story para oferecer uma experiência perfeita ao público.

5) Os detalhes importantes estão escondidos

Quando o assunto é Instagram Stories, qualidade é essencial. Se parecer ruim ou chato, o público irá ignorar. Você pode postar um ótimo conteúdo e falhar, se não estiver fornecendo informações suficientes para seus espectadores.

Mesmo os seguidores que gostam do seu story podem não ter certeza de qual é o objetivo. Uma revelação de produto? Uma postagem no blog? Um vídeo mais longo esperando por eles em seu site? Certifique-se de que seus stories têm um objetivo claro.

E se você está compartilhando uma oferta, precisa ser ainda mais específico e urgente. “PROMOÇÃO!” É atraente, mas “PROMOÇÃO SÓ POR HOJE” vai chamar mais atenção.

Se seu story for um vídeo, não confie muito no áudio para transmitir seus pontos principais. Enquanto o Instagram diz que 70% dos usuários assistem a vídeos com o som, isso ainda significa que 30% deles veem sem. Portanto, inclua texto com sua oferta e call to action.

6) Muitos stories publicados

Você deseja que seus stories despertem interesse e direcionem o público para sua página. Isso significa ser seletivo e compartilhar informações importantes, mas não todos os detalhes!

Se o seu público olhar para a parte superior da tela e perceber que há 20 stories à frente, eles poderão ficar assustados e pular todos.

Você não faria uma apresentação para um grande público sem praticá-la ou publicaria uma postagem no blog sem editar; portanto, aplique a mesma filosofia aos stories. Planeje com antecedência para garantir que cada um deles tenha um objetivo (seja informações ou entretenimento) e agregue valor ao seu público.

Existe um limite? Alguns defendem que três é um número ideal, mas não há uma regra rígida. Se você estiver compartilhando apenas fotos, com poucas informações, pode incluir mais. Mas apenas seus fãs de verdade assistirão a uma dúzia de vídeos de 15 segundos seguidos.

7) Você não entende sua audiência

Você pode estar seguindo todos esses passos que falamos corretamente e, ainda sim, seus stories não estão sendo eficientes. Talvez você esteja criando um ótimo conteúdo, mas para o público errado.

Se seus espectadores não estão deslizando para cima nos seus stories, é provável que você esteja compartilhando algo que eles não se interessam. Então, como você descobre o que seus seguidores querem ver?

Você provavelmente não quer enviar uma DM cada um e perguntar. Felizmente, é possível contar com várias análises de dados para entender o que os seus seguidores mais gostam de ver. O próprio Instagram oferece algumas informações úteis.

O teste A B também pode ajudá-lo a desenvolver sua estratégia para stories, permitindo testar variações no conteúdo promovido. Com o tempo, você aprenderá quais call to actions e formatos de materiais produzem os melhores resultados.

A pesquisa qualitativa também é valiosa, por isso fale com seus seguidores! Use pesquisas ou perguntas para obter um feedback rápido sobre o que eles querem ver ou que tipo de conteúdo eles mais gostam.

Lembre-se sempre, seu público já gosta da sua marca. Eles seguem você por um motivo! Você só precisa desenvolver uma sólida compreensão de quem eles são e do que ele gostam. Assim, você vai compartilhar stories que vão acertar em cheio no que eles querem, e aí, as conversões virão.

Para ler o texto original, clique em: 7 Reasons Your Instagram Stories Are Failing to Convert

Newsletter

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.